domingo, 31 de agosto de 2008

O evento que muda a cidade


O maior evento literário da Região Centro-Oeste está de volta. É a 27ª edição da Feira do Livro de Brasília, evento que integra o calendário cultural da cidade e do país. Com o lema Palavras mudam o mundo, a feira oferecerá aos visitantes vasta programação de atividades artísticas e educativas, como contação de histórias, teatro, música, mostras de vídeos e sessões de autógrafos.

Com mais de seis mil metros quadrados, a Câmara do Livro, organizadora do evento, pretende atrair um público de 500 mil pessoas, entre crianças e adultos. Se depender das editoras e livreiros, a marca será alcançada com facilidade. Para esta edição, foi confirmada a participação de 101 expositores.
“As novidades ficam por conta das miniconferências, onde diferentes intelectuais e autores discorrerão sobre temas variados. Tem também o projeto Curta ao meio-dia, um espaço disponibilizado para apresentação de documentários”, explica o presidente da Câmara do Livro do DF, Valter Silva.

Haverá também oficinas de temas como ilustração, redação, quadrinhos, crítica de cinema, entre outros. Salas de bate-papo também integram parte a vasta programação da feira.


Este ano, o escritor homenageado é Thiago de Mello, poeta amazonense cuja vida e obra nortearão a temática do evento. Thiago vai lançar na feira o livro ABC da Floresta, voltado para o público infantil. É programação obrigatória para os que vêem na leitura atalho para o sonho e morada do conhecimento.

Texto e foto retirado do site www.comuniweb.com.br

BatScolari e Robinho

Mesmo antes do fim da novela Real Madrid x Robinho, decidi brincar com a possibilidade dele trabalhar com o Felipão no Chelsea.
Se ele afirma não estar satisfeito em trabalhar no Real, mante-lo no time não será bom para nenhum dos lados, mas se existe um contrato é preciso honrá-lo. Robinho, se você tem o dinheiro, pague logo essa multa e vá rápido fazer dupla com o "BatScolari". A ideia para charge foi sugerida pelo editor chefe do caderno Torcida do Jornal de Brasília, Marcos Paulo Lima. Obrigado Marcão!!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pré-sal e o bilhete premiado

Lula anuncia aos quatro cantos, sobre a descoberta do pré-sal e conseguiu achar um sinônimo, "bilhete premiado" , isso parece aquela história do cara vendendo o bilhete premiado por um valor menor, se fazendo de humilde. Quando um "esperto" compra e vai resgatar o premio, percebe que entrou em um golpe. Espero que o pré-sal seja tudo isso mesmo que estão dizendo.

McDia Feliz


Sábado 30 é dia de McDia Feliz, essa é a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald's no Brasil.

Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais de 100 instituições brasileiras, em mais de 20 estados, cerca de R$ 80 milhões. Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea.

Vou participar fazendo caricatura ao vivo no McDonald's de Sobradinho DF das 8 às 15h, conto com sua presença e colaboração.

Dossiê Rê Bordosa ganha exposição em São Paulo

Quem visitar o SESC Pompéia (Rua Clélia, 93) no período de 30 de agosto a 5 de outubro, poderá conhecer mais sobre o "Dossiê Rê Bordosa", curta-metragem dirigido por César Cabral.
Será uma oportunidade única para saber como foi todo o processo de realização do curta, desde o desenvolvimento, personagens e cenário. A exposição é gratuita e aberta a toda faixa etária.

Encontro de Escritores e Ilustradores

No dia 28 de agosto, quinta-feira, às 19:30, acontece o Encontro de escritores e ilustradores de Uberlândia e região. Se você escreve ou ilustra, este evento é pra você!

Os que são adeptos da boa leitura e também gostam de desenho, poderão conhecer as obras e trabalhos e conversar com os autores.

Começa às 19:30 com a bela apresentação da recém formada Banda Municipal Mirim de Uberlândia. Na sequência começa, o Pegada Jazz, promovido pela Bequadro Produções e incentivado pela Secretaria Municipal de Cultura e patrocinado pelo jornal O correio.
Nesta primeira etapa todos os inscritos e o público poderão circular e interagir, fazer lançamentos de livros e escutar uma boa música instrumental. A partir das 21h, a palavra será dos escritores e ilustradores.

PALESTRA – Designers que ilustram

Alessandra Kalko e Bruno D'Angelo
Data e local: 30/08/2008, sábado, às 10h, no teatro do CCJF RJ– há limite de vagas, por ordem de inscrição

O happy hour de 30/08, às 19h no Cine Odeon é um evento aberto ao público geral, gratuito e sem necessidade de inscrições.

Não deixe de visitar a exposição, que fica até o dia 31 de agosto no Centro Cultural Justiça Federal!

Sobre a palestra:
A palestra Designers que Ilustram fala sobre escolhas e como conciliar e complementar os trabalhos de ilustração e de design.

Sobre Alessandra Kalko:
Editora de Arte da Revista Mundo Estranho. Como ilustradora já teve seus trabalhos publicados nas Revistas Superinteressante, Nova Escola, Claudia, 4 rodas, Viagem & Turismo, Info Corporate entre outras. Formada em designer gráfico pela Universidade Federal do Paraná, recentemente esteve em New York fazendo cursos de ilustração e gravura e workshops de design.

Sobre Bruno D'Angelo:
Como designer, Bruno D'Angelo já foi trabalhou em diversas revistas da Abril, como Placar, Viagem e Turismo e Info, além do livro A Revista no Brasil. Fez o projeto gráfico e foi diretor de arte da revista Faça e Venda, e atualmente é diretor de arte da revista Quatro Rodas e seus especiais. Como ilustrador já colaborou para diversos títulos desta e outras edições. D'Angelo é quadrinista e já publicou em português e inglês títulos como Prey, Lord Takeyama e Horns of Hattin.

Observações

Pedi aos meus amigos do Orkut para fazerem criticas deste blog, recebi valiosas observações que dentro do possível vou adotando. No mais, agradeço a todos pela visita, espero continuar contando com vocês.

Abraço a todos.

A obra mais bela

Não tenho muito para falar de Dorival Caymmi, pois suas obras falam por si, mestre da poesia, mestre da música, mestre da vida e por fim mestre no amor. A última obra não foi escrita mas vivida por ele e Stella Caymmi, vivida por 68 anos até a última estrofe. A história foi traçada e eternizada, os dois partiram juntos deixando como herança, alem das obras, o exemplo da união, do respeito e do amor.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Serviço cinco estrelas


Um condenado ao cumprir pena dentro de uma cadeia, fica privado dos prazeres da liberdade, vivendo com o mínimo necessário. Mas isso não é o que acontece em Bangu 8, a penitenciária fornece serviços cinco estrelas. Suspeita-se que seu hóspede mais ilustre (Cacciola) tem um paladar refinado, uma de suas refeições teria sido lagosta. Acredito que tal prato deve ser acompanhado por uma boa bebida, um vinho ou champagne. Vou mais além, lá dentro deve ter sauna e massagem.
Que isso sirva de exemplo, ser bandido só vale a pena com muito estudo, ocupar altos cargos e roubar milhões, quando estiver no auge e for preso, terá tratamento vip.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

O vácuo no poder

"Vácuo" foi o termo usado pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), ele ilustra a atual situação do Legislativo, que sofre interferências do Judiciário. Mais uma vez os poderes em conflito, muitos poderiam chamar de bagunça, mas eu acredito que isso faz parte do processo de crescimento, principalmente agora que o Brasil atingiu patamares que a muito não se vê. Isso é uma briga familiar, aquela de irmãos que no final estão se abraçando e rindo dos tapas que um deu no outro.

domingo, 24 de agosto de 2008

Violência no DF

Violência é assunto diário e preenche várias páginas dos jornais. A infografia acima foi de um fato ocorrido em Ceilândia - DF, onde o desfecho culminou na morte do marginal. Com apenas um tiro o atirador de elite da polícia pois fim a seis horas de agonia.
Nesse trabalho havia pouco tempo para esboçar e finalizar, por este motivo decidi fazer a info utilizando o 3D do Illustrator.

Roberto Carlos e as rosas

Caricatura do Roberto Carlos para o Viva, caderno do Jornal de Brasília. Ela ilustra a matéria do jornalista Gustavo Mariani, sobre o hábito do cantor de jogar rosas para as mulheres que vão assisti-lo.
A ilustração foi esboçada a lápis no papel, digitalizada e a finalização no computador usando o Adobe Illustrator. Contei também com a ajuda de uma
tablet da Wacom.

Oficina de Quadrinhos

Sábado passado fui convidado a ministrar uma palestra na "Oficina de Quadrinhos" da Ceilândia. A oficina acontece na Biblioteca Pública ao lado da estação do metrô.
A oficina foi criada com a iniciativa de voluntários, na intenção de promover uma alternativa de futuro profissional para talentos do local, crianças, jovens e adultos que sem recursos para aprimorar sua técnica, encontraram nesta atividade a possibilidade de sonhar por um futuro melhor.
Lá encontrei o lendário cartunista Broba, ele é um dos monitores da oficina e colabora emprestando seu talento para os inúmeros alunos.

Ronaldinho volta ao Brasil

Não sei o que acontece com esses profissionais da bola, depois de atingirem a posição de número um e ganhar muito dinheiro, começam a decair no seu futebol. Vai ver é a maldição do número um que só recai sobre os brasileiros. Não quero julgar, não sei o que ele vive quando não está na mídia, talvez tenha problemas emocionais, talvez seu corpo esteja de saco cheio e sua mente continue exigindo mais e mais, tipo a "síndrome da fama". É difícil saber, mas posso falar do que tenho visto, e não gosto dessa nova versão do Ronaldinho que está fora de forma e apático, vai ver que existem dois Ronaldinhos e um engoliu o outro.

O amarelão do Zé Roberto

Zé Roberto, técnico da seleção brasileira de vôlei feminino, desabafa após conquistar o tão sonhado ouro. Fato inédito na seleção.
Que bom que no vôlei ganha quem joga mais ou erra menos, ao contrário do futebol feminino, onde as brasileiras jogaram muito mais que as norte-americanas e mesmo assim perderam. Talvez tenha sido falta de sorte ou ha quem diga que as adversárias foram mais competentes na retranca. Não sei, não sou especialista em futebol, mas posso dizer que as meninas das duas modalidades desportivas, seja com ouro ou prata estão de parabéns, na minha visão são igualmente vitoriosas.